Co-fundador do Datapedia inspira alunos do OpenCity

Marcos Silveira, co-fundador da plataforma de dados Datapedia, veio ao Band para uma conversa com alunos do Open City. A partir de sua trajetória, Marcos mostrou os bastidores da criação do Datapedia para inspirar os estudantes que estão desenvolvendo o produto final do Open City: a plataforma CoEducar.

open3

Marcos, como um grande exemplo de empreendedorismo criativo de sucesso, mostrou aos alunos como o Datapedia funciona e como, a partir de mudanças, é sempre possível melhorar. Tudo isso foi uma inspiração para os alunos que estão trabalhando no Coeducar, plataforma que pretende possibilitar a troca de metodologias e estratégias de sala de aula entre professores tanto do Brasil quanto do mundo. “Nos fez perceber que por trás de um grande projeto é preciso um grande motivo. Isso era algo que não tínhamos realizado ainda. Penso que agora vamos enxergar o projeto como algo mais humano”, comentou o aluno Diego Soares, da 1.a série do Ensino Médio.

open1

Em uma dinâmica proposta pelo empreendedor, os alunos, divididos em duplas, deveriam virar de costas e mudar algo em sua aparência. Depois, era necessário que o outro apontasse as mudanças realizadas. “Grande parte tirou algo do seu corpo e ninguém acrescentou nada. Isso só nos mostra que as mudanças são vistas como algo negativo em que se perde algo e não se ganha”, completou Diego.

O Datapedia é uma plataforma que contém dados de pesquisas realizadas pelo governo para que toda a população possa ter acesso a uma visão da realidade baseada em números. Assim, é possível também que o governo tenha uma visão mais clara do que pode ser melhorado em cada gestão.

Conheça o Datapedia: datapedia.info